De Salvador para o mundo…
Formada em 1989, em Salvador/BA, o grupo Mystifier se tornou uma das bandas clássicas e veteranas do Black Metal Extremo Mundial. Com sonoridade própria (profana, maligna, rápida e agressiva), criou seu estilo distinto dentro do batido Black Metal, difundindo-o mundo a fora. Originalmente, o grupo foi idealizado por Beelzeebubth (baixo/guitarra), Lucifuge Rofocale (bateria), Behemoth (guitarra) e Meugninousouan (vocal), lançando a primeiro demo tape em novembro, intitulada “Tormenting the Holy Trinity”, no mesmo ano de criação, seguido de varias apresentações na cidade de origem.
No ano seguinte, lançaram o clássico compacto (single, 7’ EP) “The Evil Ascension Returns” pela produtora soteropolitana Maniac Records e a segunda demo-tape “Aleister Crowley”. O álbum de estreia, “Wicca”, foi lançado em 1992 no Brasil pela Hellion Records de São Paulo e no ano seguinte na Europa pela produtora francesa Osmose Productions.
O Mystifier possui quatro discos em seu currículo: “Wicca” de 1992; “Göetia” de 1993 e o “The World Is So Good That Who Made It Doesn’t Live Here” de 1996, todos lançados pelo selo francês Osmose Productions (1996) e, cinco anos mais tarde, o álbum “Profanus” (2001), pela Encore Records de São Paulo e Crash Music dos Estados Unidos. Esses trabalhos foram lançados e relançados por vários selos internacionais, sendo promovidos em várias turnês e concertos internacionais. O lançamento do Box Deluxe “Baphometic Goat Worship” em 2008, lançado pela Nuclear War Now (USA), consolidou o grupo mundialmente, credenciando-o para o NWN Festival ll (2010), seguido de vários festivais e apresentações, incluindo a gravação de um DVD, na Alemanha.
No entanto, o Mystifier passou por algumas mudanças radicais em sua formação no decorrer do tempo. Uma dessas foi a saída do vocalista Leandro Kastyphas, substituído pelo excepcional Diego DoUrden (Infested Blood). Anos mais tarde, foi a saída do baterista Alex Rocha (Poisonous), sendo substituído por Eduard WarMonger (ex-Medicine Death), que trouxe experiência, maturidade e talento ao grupo.
Ao longo da trajetória, o grupo já realizou diversas turnês sul-americanas, norte-americanas e europeias, sendo que a última turnê pela Europa “Bloodshed Rituals” 2016 – contou com a participação do Rotting Christ e Inquisition, tendo um grande sucesso, com vários concertos com ingressos esgotados.
O maxi-single de 1999, lançado originalmente pela Demise Records/MG, intitulado “Demystifying The Mystified Ones For A Decade In The Earthly Paradise”, foi relançado pela produtora teutônica/brasílis Winter Distro. Como bônus track será incluído um Live gravado no Rio de Janeiro em 1994, no antigo Garage Art Cult, durante apresentações para promover o álbum “Göetia”.
Alguns Anos depois foi relançamento do 4o álbum “Profanus” pela produtora Vic Records da Bélgica, com um Live gravado recentemente de bônus track, que também foi relançado no Brasil pela Black Legion/Blasphemy Productions.
O ano de 2018 iniciou muito bem, logo no início, a gravadora Season of Mist da França acertou o lançamento do 5º álbum de estúdio e então em março de 2019 foi lançado mundialmente o álbum Protogoni Mavri Magiki Dynasteia pela Season of Mist, no Brasil pela USB.